Todo fim pode ser um começo …

“O que chamamos de começo é sempre fim. E fazer um fim é fazer um começo. O fim é de onde nos começamos.”

É difícil assumirmos que todo fim pode ser um começo… Mas se pararmos pra pensar, descobriremos muito além do que essa frase pode dizer. O fim da noite é o começo do dia. O fim de um céu nublado é o começo de um céu ensolarado. Esse é o ciclo da natureza, mas também é o da nossa própria vida.
O começo da adolescência, por exemplo, é o fim da infância e o começo de uma nova fase. A demissão de um emprego, que muitas vezes nos deixa tão pra baixo… Não é um ’simples fim’, mas o começo de uma inovação, a busca por novas oportunidades, a vontade incessante de ser melhor e de procurar o melhor para si.
Uma coisa que sempre carrego comigo é que nunca devemos nos conformar com o que temos e o que somos. Sempre temos que querer mais! Que onde trabalhamos não é o melhor emprego do mundo, que a oportunidade que temos hoje não é a que tanto esperamos. Tem que ter mais! Muito mais! Pensar assim me faz melhor, porque faz com que a minha visão amplie e eu enxergue onde, realmente, quero chegar.
O início de um relacionamento é o fim de uma fase de solidão, de lágrimas e de tristezas. É uma porta que se abre em nossa frente e passamos a ter outros olhos pra tudo. Muitas vezes, passamos a enxergar com os olhos da outra pessoa. Mudamos a nós mesmos, nos tornamos melhores, afinal, somos moldados pelo outro.
Li em algum lugar que, quando nos apaixonamos por alguém, buscamos no outro as características que nos faltam, aquelas que tanto admiramos, mas que não conseguimos ter.
Mas o início de um relacionamento pode ser também outro começo. O começo de uma fase de troca de experiências, de mudanças internas e externas, de auto reconhecimento e muitas vezes, de ‘desconhecimento’, sim. Há situações que nem sabemos mais quem somos.
Por mais doloroso que seja, o fim de uma relação também pode ser o começo de uma devastadora metamorfose em nosso ser. O começo para não cometermos os velhos erros e a oportunidade de levarmos tudo o que aprendemos, tudo o que nos acrescentou durante anos, ou, enquanto durou.
O começo de uma nova amizade é o fim de uma fase de decepções de outra. É também o começo para ouvir, aprender e marcar a vida de alguém.
O fim é de onde nos começamos. E eu quero ter a chance de começar todos os dias!

[Blog vou te contar - Taís Gomes]

Nenhum comentário:

Postar um comentário